terça-feira, 20 de abril de 2010

Perigos da Internet

O espaço virtual é tão público quanto às ruas e parques de uma cidade, e para o seu uso correto existem regras e leis a serem cumpridas e supervisionadas, mas não é sempre que isso acontece.

Sabemos que muitos adolescentes possuem perfis no Orkut ou em outras redes sociais, mas não tem a idade exigida para o cadastro e acabam mentindo o ano de nascimento para ter acesso ao seu conteúdo.

Muitas vezes empolgados em conhecer novas pessoas, a galerinha abusa ao aceitar desconhecidos em sua rede, abrindo sua vida ou parte dela a qualquer um, nem sempre bem intencionado. Infelizmente as redes sociais têm servido como um cardápio para pedófilos.

As fotos muitas vezes imitando poses sensuais de artistas da TV e do cinema são um forte atrativo para que esse tipo de pessoa comece a especular sua vida, seus gostos, onde costuma ir, e assim acaba virando um “amigo” esperando apenas por um vacilo para dar o bote.

Segundo o Professor e Doutor em comportamento, Jacob Pinheiro Goldberg, -“a pedofilia é uma doença e lesão no desenvolvimento da sexualidade e da personalidade, que pode se associar a comportamento doloso de natureza criminal. Esta realidade precisa ser verificada com cautela para que o criminoso não se acoberte, debaixo das atenuantes de problemático emocional. A posse sexual de menor, a sedução, o assédio, são formas torpes de manipulação do corpo inocente.”

Muitos pais para protegerem seus filhos controlam o acesso a internet, como é o caso de Wander Carvalho, pai de Ana Paula Carvalho e Ana Gabriela Carvalho, menores de 12 e 10 respectivamente: - “quando elas estão no msn, fico fazendo marcação serrada, conversamos e se não conheço com quem estão conversando e tentam me enrolar eu deleto a pessoa, além disso as conversas são sempre registradas, todo dia vejo, se tem algo errado já chamo a atenção.” Sobre o orkut ele disse que autorizou a página da filhas mas coma condição de –“só tem colegas de escolas ou amigos do nosso convívio”.

Que tal não fazer mais parte do grupo de risco? Como?

1 – bloqueando suas fotos
2 – adicionar apenas pessoas conhecidas
3 – fugir do papo “sou empresário de modelos”
4- comunicando aos pais qualquer perfil estranho que visite a sua página.

As redes sociais são uma forma de entretenimento entre as pessoas do mundo inteiro, mas se não as usarmos direito, estaremos contribuindo para um mundo virtual de medo e insegurança.

Por: Camila Migliorini