quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Especial: Luan Santana

Com agenda lotada, ídolo teen se prepara para gravar o segundo DVD e dar início à carreira internacional

Não há quem nunca tenha ouvido uma de suas músicas ou ao menos falar dele. Com apenas 19 anos, já é ícone e ídolo adolescente. Este é Luan Santana.
O cantor, que estourou nas paradas sertanejas com os hits “Meteoro”, “Você Não Sabe o que é Amor” e “Tô de Cara”, fez um show no último dia 26, no Villa Country, em São Paulo, apenas para maiores de 18 anos.
Antes do show, Luan Santana recebeu jornalistas em uma coletiva de imprensa onde falou sobre a carreira, o cruzeiro que fará no final do ano e o início de sua turnê internacional.
Logo de início, quando questionado sobre a fama, Luan contou que não deixa o sucesso subir à cabeça, que nunca parou para comparar se é mais ou menos famoso que outros artistas e agradeceu ao apoio e a educação que recebeu dos pais em Mato Grosso do Sul.

Perguntamos se ele se sente responsável por fazer tantos adolescentes se identificarem com a música sertaneja. A resposta foi positiva: “Com certeza sim. Muitos fãs que já chegaram em mim e falaram que não gostavam de sertanejo e agora gostam porque eu canto sertanejo. Isso tem sido mu

ito presente em todo lugar que a gente passa. Por eu ter 19 anos, por a gente ter essa levada um pouco mais acelerada, a galera se identifica com as nossas letras. São letras inocentes, que dá pra tudo quanto é idade ouvir, e é por isso que a gente vê galera dos 5 aos 60 anos de idade no nosso show”.

Já estão rolando os preparativos para a gravação do segundo DVD dia 11 de dezembro, e vai contar com as participações de Ivete Sangalo, Zezé de Camargo e Luciano e uma atração internacional ainda mantida em segredo, assim como o local onde vai acontecer a gravação.
Luan falou também sobre o convite que recebeu de Chitãozinho & Xororó, para participar da gravação do DVD da dupla: “Eu fiquei muito feliz com o convite. Quando o Xororó me ligou eu tremi as pernas. Eu não tive como recusar um convite desses. Eu subi no palco e cantei uma música que foi um enorme sucesso. Eu fiquei muito feliz de tocar ao lado deles. Eu to realizando muitos sonhos. Dia 11 de dezembro eu vou realizar mais dois que é tocar ao lado da Ivete e do Zezé”.

Rodeado de fãs o tempo todo, Luan já não conta com a mesma privacidade que tinha antes da fama, mas afirma saber lidar bem com o assédio e o sucesso: “Antes de começar minha carreira eu já sabia que ia chegar um dia que eu não ia ter mais sossego, então eu me preparei psicologicamente pra isso. Eu tenho medo do sucesso acabar sim! A gente depende muito dos fãs e depende do artista trabalhar para que isso não aconteça”.

Adepto do twitter, o cantor afirma que a rede social o ajuda a ficar em contato com as fãs, a mantê-las informadas de onde ele está e o que está sentindo naquele momento, e que isso ajuda muito na carreira de um artista. Para as fãs que não podem nem sequer pensar que Luan está saindo com alguma garota, ele é bem direto: “Elas tem todo o direito disso [de ficarem nervosas]. O importante é que nossa relação é bem legal”.

Sobre os prêmios que coleciona ele comenta: “Fiquei feliz demais com o prêmio que a gente ganhou no Multishow, eu ganhei o prêmio de revelação no Domingão do Faustão no ano de 2009, é sempre bom a gente ter destaque. Tomara que ano que vem a gente ganhe revelação de novo né? [risos]. E pra ser embaixador da festa de Peão de Barretos foi um convite que eu aceitei de coração aberto. Pra mim é uma honra. Não preciso nem falar o que significa Barretos na música sertaneja hoje. E eu fui o primeiro embaixador da história em 55 anos de festa”.

Quem vê todo esse sucesso não imagina que o começo da carreira de Luan não foi nenhum mar de rosas. Ele já chegou a pagar para tocar em Barretos: “Há alguns anos atrás a gente pagou realmente pra subir no palco, pra tocar, já que é uma grande vitrine na música sertaneja”.

Hoje o cachê do cantor em alguns shows pode alcançar até 400 mil reais, dinheiro que está sendo revertido a instituições de caridade: “Esse dinheiro a gente está doando todo para o Hospital do Câncer de Barretos. Todo nosso cachê foi revertido para instituições de caridade. Até o final do ano a gente chega a 1 milhão e meio de doações para entidades carentes”.

Seguindo a mesma linha dos grandes nomes da música brasileira como Roberto Carlos, Claudia Leite e Zezé di Camargo e Luciano, Luan fará seu primeiro show a bordo de um navio. O cruzeiro do Luan Santana será no navio Armonia, do dia 14 ao dia 17 de dezembro de 2010, com saída do porto de Santos e passagem pelas cidades do Rio de Janeiro e Búzios. Além do show com o cantor, o navio oferece uma grande variedade de diversão e entretenimento como cassinos, festas à fantasia, restaurantes e piscinas. Luan está animado com a nova experiência: “Acho que vai ser a mesma energia que um show normal. A mesma galera que vai ao navio é a mesma que vai ao show normal, então eu acho que vai ser muito legal.”



O SHOW

Horas antes de Luan Santana subir no palco, o Villa Country já estava lotado. O público, de aproximadamente 5 mil pessoas, em sua maioria formado por mulheres, esperava ancioso pelo cantor. Próximo à 01:00, as cortinas se abriram e a tradicional vinheta de abertura deu início ao tão aguardado show da turnê Meteoro, levando os fãs à loucura.
O cantor apresentou todas as faixas do CD, entre elas “Meteoro”, “Você Não Sabe o que é Amor”, “To de Cara”, “Sinais”, “Sempre Com Você”, “A Louca” e “Chocolate”.
Entre uma música e outra, Luan interagiu bastante com os fãs, chamando dois casais no palco e entregando uma faixa de “Garota Chocolate” para uma das meninas que estava no público.
O cantor aproveitou para agradecer a todos os que votaram nele para que vencesse no prêmio Multishow e afirmou que sua vontade era poder tirar uma foto com cada um ali presente.
Luan segue fazendo uma bateria de shows por vários estados brasileiros e se prepara para uma turnê internacional pré-agendada que deve passar pela Europa e Estados Unidos ainda este ano.



Por Juliane Tomazi e Camila Migliorini