terça-feira, 11 de maio de 2010

Luan Santana - A revelação Teen Sertaneja

Com apenas 19 anos, Luan Santana é o maior fenômeno da música sertaneja da atualidade. Apesar da pouca idade, o sucesso que alcançou impressiona.

Nascido em 1991, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Luan Santana já chamava a atenção de toda a família desde bem pequeno. Aos 3 anos de idade já cantava sem nenhum erro na letra ou no timbre clássicos da música sertaneja como “Muda de Vida”, “Chico Mineiro” e “Cabocla Tereza”. Suas apresentações ganharam uma atração a mais quando ganhou de seu pai um violão, onde tentava dedilhar algumas notas musicais.
Mas, foi no verão de 2009 que a explosão jovem do cantor aconteceu. Luan quebrava todos os recordes de público pelas cidades onde passa e conquistava cada vez mais fãs. Logo Luan passou a ser um dos artistas mais executados nas rádios de todo o país com as músicas “To de Cara” e “Meteoro”.
Com cerca de 25 shows marcados por mês e sem tempo para entrar em estúdio para gravar o segundo CD, Luan decidiu que o trabalho seria gravado ao vivo, em sua cidade natal.
Viajando por todo o Brasil, Luan Santana participa de vários eventos sertanejos como festas e exposições agropecuárias, fechando a agenda de 2009 com 300 shows realizados.

Durante uma de suas apresentações em São Paulo, a equipe da Interligado conseguiu uma pequena entrevista com o cantor, onde ele contou como lida com todo esse sucesso:
I: Você considera a internet uma aliada fundamental na divulgação de novos talentos musicais?
Luan: Hoje a internet é muito importante na carreira do artista, existem muitas ferramentas como site, blog, Twitter e orkut que aproxima o artista do seu público. O negativo é que existem pessoas mal intencionadas, que usam a net para enganar e se aproveitar das pessoas de bem.

I: No seu Twitter oficial você tem mais de 90 mil seguidores e na comunidade oficial do Orkut mais de 400 mil. Além desses perfis você consegue manter algum perfil pessoal apenas para interagir com seus amigos em alguma rede de relacionamento?
Luan: Só tenho perfil no twitter. Existem alguns fakes meus no Orkut, mas eu não ligo que o pessoal crie fakes. Eu acho que acaba divulgando né. O aviso está lá, o pessoal sabe que não sou eu, então, que mal vai fazer né.

I: Você se incomoda com o assédio excessivo das fãs?
Luan: Não. Eu gosto muito do contato com as fãs, tento atender todas na medida do possível nos hotéis, no camarim, nas rádios que visito. As fãs vem sempre em primeiro lugar. São as pessoas mais importantes para meu trabalho, até porque dependo delas. São elas que divulgam, que colocam as músicas pra tocar no som dos carros, elas que ligam pras rádios e pedem as músicas.

I: No início do ano você fez uma participação em Malhação ao lado de Fiuk, da banda Hori. Você acha que essa participação fez com que mais pessoas se identificassem com sua música?
Luan: Com certeza. Foi uma ótima experiência. E é muito bom ligar a televisão e ver você aparecendo na chamada da novela e interpretando na novela.

I: O que mudou na sua vida depois que você se tornou famoso?
Luan: Agora minha vida é outra, faço em média 25 shows por mês, adoro o que eu faço, curto demais os fãs e acho importante essa conquista de ter mais fãs a cada dia. Mudanças tiveram claro, não consigo mais sair com meus amigos como antes. Hoje minha família mora em Londrina, onde é o meu escritório de shows e fico na cidade apenas uma vez por semana, para matar a saudades dos meus pais e irmã. Nem tempo de namorar mais eu tenho direito.

I: Qual a sua visão a respeito de toda essa popularidade que a mídia proporciona? Cite um lado positivo e um lado negativo.
Luan: O lado ruim é ficar longe do pessoal, de todo mundo, da família, dos amigos, esse é a pior coisa. O lado bom é você ver uma música nascer em um papel, você escrever uma música e depois em um show ver milhares de pessoas cantando junto com você. Essa é uma das coisas boas.

DVD – Luan Santana Ao Vivo
O primeiro DVD de Luan Santana foi gravado dia 25 de agosto de 2009, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande – MS. O cantor reuniu neste dia mais de 85 mil pessoas. O DVD, que leva o selo da gravadora “Som Livre”, chegou às lojas em dezembro de 2009 e já vendeu milhões de copias por todo o Brasil.
Luan Santana na Internet
Os números que o cantor coleciona com apenas 19 anos são impressionantes:
Seguidores no Twitter: mais de 90 mil
Total de visualizações no Youtube: mais de 90 milhões
Comunidade Oficial no Orkut: mais de 400 mil
Acessos no site Oficial: 50 mil média diária

Siga o Luan Santana no Twitter:
@luansantanaevc
Por: Juliane Tomazi