sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sorria, Você Está Sendo Filmado!

Quanto mais evito assistir a reality shows, mais me sinto dentro de um, sendo vigiada quase vinte e quatro horas por dia, todos os dias da semana.

Sinto-me constrangida logo pela manhã, ao entrar em uma lotação, ainda sonolenta e sem maquiagem, e observar um desenho de uma carinha amarela com a seguinte frase ao lado: "Sorria, você está sendo filmado". Sinceramente, não sei se dou um sorriso amarelo ou mostro a língua para quem está me observando atrás das lentes da câmera.

Ao chegar à estação do metrô, mais câmeras espalhadas seguindo todos os meus passos. Penso: "Será que estão reparando nas minhas roupas ou nos meus cabelos"? A verdade é que fico sem saber como agir e acabo ficando sem graça ao ver a minha imagem exposta na telinha que fica na plataforma.

Depois de tantos apertos, empurrões e câmeras, finalmente chego ao escritório, e novamente: "Sorria, você está sendo filmado". Como vou sorrir depois de tanta correria que enfrentei até chegar ali? Meu chefe me observará durante todo o expediente, às vezes sinto vontade de mandar um tchauzinho para ele...

Ainda na empresa, quando preciso usar o banheiro, tem que ser com as luzes apagadas, pois o piso é branco e espelhado, quando a luz está acesa quem está de fora consegue ver a minha imagem refletida no chão, por isso só dá para se aliviar no escuro...

Na hora do almoço, entro no elevador, a mesma frase e a câmera, mas não ligo, vou subindo e cantando alegremente uma música para relaxar, daí a recepcionista do prédio acompanha o movimento dos meus lábios pela câmera, pega o interfone e diz: “Tá louca? Falando sozinha"? Respondo calmamente: “Estou apenas cantando".

Isso tudo acontece não só no ambiente de trabalho, mas também quando vou ao shopping, ao restaurante, ao cinema etc. A única diferença entre os participantes de um programa confinados em alguma super casa sem fazer nada o dia inteiro e eu é que eles podem sair da frente das câmeras e se tornarem milionários, ou apenas ganhar um carro, uma viagem ou um apartamento... E eu? A mim ninguém pede autorização para participar do Big Brother do dia-a-dia, e ainda tenho que sorrir cada vez que leio a frase que me persegue sem ganhar nenhum trocadinho.

Por: Camila Migliorini